Artigos


Professor de Ebd x Estresse. Uma luta desigual!

     

O professor de ebd e ministério infantil como qualquer outro se humano está suscetível ao fenômeno do estresse. Esse inimigo silencioso ataca sem que seja percebido, e se deixarmos pode nos levar a um nocaute. Quem de nós nunca se deparou com frases como estás: eu não aguento mais esse ministério! Essas crianças vão me deixar louca(o)! acho que o melhor mesmo é desistir!. Frases como essas podem gerar desconforto em quem as ouve, porém elas podem ser um indicio de que este profissional na verdade está precisando de ajuda, e não de julgamento.
Para entendermos e enfrentarmos melhor esse inimigo precisamos reconhecê-lo. Nesta tarefa vamos usar um pequeno teste.

Verifique quantos dos seguintes sinais e sintomas aplicam-se a você.

1. Insônia (tem dificuldade para pegar no sono à noite ou fica acordado de madrugada)
2. Irritabilidade
3. Dificuldade em tomar decisões
4. Falta de energia e músculos doloridos
5. Sensação de ameaça pelas exigências da vida e por outras pessoas
6. Distúrbios digestivos, náuseas, “frio na barriga”
7. Coração acelerado ou palpitações
8. Suor excessivo ou tremores; boca e garganta secas
9. Dores de cabeça
10. Deterioração da memória e esquecimento
11. Maior consumo de álcool e fumo ou de cafeína para conseguir seguir em frente
12. Vontade de comer maior ou menor do que a habitual
13. Choro e sensação de incapacidade de enfrentar mesmo coisas que costumavam ser fáceis

Se você assinalou três ou mais, pode estar sofrendo de muito estresse. Esses sintomas são avisos de que é preciso reavaliar as áreas de sua vida que estão causando o estresse.
Vejamos agora, quais são as principais maneiras de se reagir ao estresse, e se alguma delas se encaixa com você?

Quando está tenso ou com raiva, você:
A. Comenta com um amigo?
B. Tenta esconder e age como sempre?
C. Faz um lanche?
D. Dá-se ao luxo de fazer algumas compras como terapia?
E. Vai fazer uma caminhada?

A. Boa ideia. Conversar sobre seus problemas pode ajudá-lo a distanciar-se deles e enxergá-los de maneira objetiva.
B. Esconder a emoção faz bem em algumas situações, e persistir pode ter o melhor resultado quando, por exemplo, a fonte de estresse é um prazo apertado. Mas tenha cuidado para não represar a tensão, pois isso fará você sentir-se deprimido. Faça algo físico assim que possível – mesmo que seja apenas subir e descer escadas no escritório.
C. Chocolate e guloseimas são tentadores quando você está estressado, pois proporcionam uma rápida elevação no açúcar. Mas se essa for sua reação habitual, você pode terminar ganhando alguns quilos. Em vez disso, experimente comer um pedaço de fruta.
D. Às vezes, mimar-se é tudo de que você precisa – desde que não se torne um hábito caro. Mas faça algum exercício físico também: ande mais e suba escadas.
E. É o ideal, se possível. Ou correr, dançar ou andar de bicicleta. O exercício estimula a circulação do sangue para todas as partes do corpo, incluindo o cérebro, ajudando a clarear a mente, para que você possa pensar sobre os problemas de forma eficaz. O exercício também aumenta seus níveis de endorfina, melhorando seu humor de forma natural.
Você viu, cada pessoa reage ao estresse de uma maneira, o importante é que você educador procure a sua maneira de vencer essa luta.

Dicas Preciosas
Afirmando
Psicólogos sugerem usar afirmações – declarações positivas que reforçam a autoestima – se você precisar de um estímulo. Diga a si mesmo: “Estou confiante e vou gostar disso”, mesmo que se sinta apreensivo. Quanto mais repetir, mais o seu inconsciente passa a aceitar o que você diz.

Ancorando
Pense em uma época em que você se sentia particularmente no controle. Enquanto se concentra nisso, feche os olhos e sinta a confiança fluir pelo seu corpo. Faça então um pequeno movimento, como apertar o polegar e o indicador juntos, para reforçar a sensação de confiança. Depois de praticar, o fato de repetir o gesto do polegar/indicador quando estiver ansioso deverá restaurar a sensação de calma.

Adaptado: Revista Seleções - Brasil
Wades André – Pedagogo.
ebdbrasil.com